jQuery – Introdução

JQuery

O uso de JavaScript para desenvolvimento de aplicações cresce a cada dia. Existem muitas bibliotecas e frameworks disponíveis.

Gosto muito de utilizar o jQuery por ser uma biblioteca simples e que me permite uma boa produtividade, podendo ser utilizada em projetos web e mobile por exemplo. Vou escrever alguns artigos sobre a biblioteca e compartilhar um pouco do que aprendi. Este primeiro artigo é apenas introdutório, então, nada de código ainda.

Introdução

JQuery é uma biblioteca de funções JavaScript criada por John Resig com o objetivo de simplificar o trabalho com scripts cliente-side, tornando o desenvolvimento web rápido. A biblioteca do jQuery é disponibilizada como software livre e aberto, de forma que você pode usá-la tanto para projetos pessoais como para projetos comerciais.

A biblioteca JQuery possui código aberto e uma licença dual. Seu emprego e uso é regido conforme as regras estabelecidas pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e pelo GPL (GNU General Public License).

Você pode obter mais informações sobre estes tipos de licença consultando os seguintes endereços:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Licença_MIT
https://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License

Entre as principais características do jQuery estão:

  • Resolução da incompatibilidade entre os navegadores.
  • Reutilização do código através de plugins.
  • Redução de código.
  • Utilização de uma vasta quantidade de plugins criados por outros desenvolvedores.
  • Trabalha com AJAX e DOM.
  • Implementação segura de recursos do CSS1, CSS2 e CSS3.

Você pode obter todas as informações sobre a biblioteca jQuery visitando o site oficial.

Por que usar jQuery?

Os motivos para utilizar a biblioteca jQuery são muitos e vistos de uma maneira muito entusiasmada pelos desenvolvedores, programadores e designers em geral.

Alguns dos motivos para você querer usar jQuery:

  • Simplicidade – Devido a sua simplicidade e facilidade de uso, a curva de aprendizado é pequena. Conhecimento em JavaScript ajuda muito porém não é essencial para se aprender a trabalhar com jQuery.
  • Produtividade – O jQuery possui uma sintaxe muito simples que facilita a navegação pelos elementos HTML. Um trabalho de horas feito em JavaScript poderá ser feito em alguns minutos com jQuery.
  • Compatibilidade entre Browsers – A biblioteca jQuery elimina a incompatibilidade em browsers mais populares existentes atualmente, garantindo a funcionalidade correta do seu código independente no navegador que o cliente esteja utilizando. Esta característica chama-se cross-browser. Você pode ver a relação de browsers suportados no endereço http://jquery.com/browser-support/.
  • Plugins – Os Plugins são arquivos externos JavaScript que realizam funções e efeitos específicos por meio da biblioteca jQuery. A página oficial da biblioteca jQuery possui uma grande quantidade de plugins disponíveis para uso em suas aplicações. Você pode ver uma relação de plugins para jQuery no endereço http://plugins.jquery.com/.
  • Utilização gratuita – JQuery é uma biblioteca de código aberto, ou seja, é gratuita e sua licença permite que você possa usá-la tanto para projetos pessoais como para projetos comerciais.

Programas necessários

Você vai precisar apenas de um editor para a elaboração dos códigos e de um navegador web com suporte a JavaScript para poder verificar os resultados. Nenhuma ferramenta adicional é necessária, porém existem algumas ferramentas que podem facilitar o seu trabalho. Gosto de utilizar o Sublime Text como editor (http://www.sublimetext.com/download) e o Google Chrome como navegador (https://www.google.com.br/chrome/browser/desktop/).

No próximo artigo abordarei a instalação e configuração. Até lá!